6 de abril de 2009

You don´t have PhD

Na vida acadêmica infelizmente temos que nos deparar com coisas tão deprimentes e professores tão despreparados e medíocres que é quase impossível me sentir à vontade e motivado a participar ou pelo menos estar presente à aula.

Professor, principalmente de ciências sociais, de filosofia e informática, são quase todos insuportáveis, previsíveis e nojentos. É impressionante como, quase sempre, eles conseguem subestimar à inteligência de qualquer aluno e nos tratar como fôssemos simples primários, sem qualquer domínio em quaisquer áreas que julguem dominar.

Infelizmente, na maioria das vezes, estes 'profissionais' mal possuem culhões para ministrar uma aula decente, tem uma formação pobre, não possuem sequer um diploma de doutorado e não estão acostumados a lidar com pesquisa ou dados relevantes, possuem limitada capacidade intelectual e nenhuma habilidade para avaliação crítica de teorias ou mesmo capacidade de propor as mesmas, apenas repetem idéias (quase sempre medíocres) de outros pensadores, são como papagaios, falam o que lhes dizem, sem conseguir, a despeito disso, raciocinar sobre o que falam.

Repetidores desta corja quase sempre não tem habilidade para identificar quais sejam os alunos dotados do mínimo de cultura e que se sobressaem meio à massa medíocre, ao contrário, não podem ou não querem reconhecer quem, dentre eles, tenha maior capacidade intelectual do que a que ele mesmo possui, se prestam somente a se alongarem no exercício de futilidade que é repetir idéias ultrapassadas, de forma superficial e pobre.

Infelizmente o sistema universitário brasileiro é falido, não consegue absorver e alavancar a genialidade de qualquer aluno que se sobressaia entre os demais, os docentes desta estirpe quase sempre tem uma vida que em geral é bem medíocre, mantém uma cadeira de professor simplesmente para complementar a renda miserável que seus trabalhos corriqueiros os fornecem e se aproveitam de brechas na universidade para 'lecionarem'.

Considero que quem deseje galgar tal posicão nesta escada, deva, pelo menos, ser dígno do cargo de que é investido, tendo mostrado, atravez de sua vida acadêmica, resultados teóricos e práticos significantes, deve possuir publicações relevantes, etc. É pena que, isto sabido, a maioria dos magisters simplesmente não tem a menor familiaridade com a vida intelectual, ou com produções relevantes.

A pior parte de tudo isso, sem dúvida, é o sentimento de prepotência que alguns destes professores carregam consigo, como fossem superiores ou estivessem em um nível mais elevado. É triste isso, não consigo considerar que existam pessoas desse nível instruindo alunos de nível superior, quando deveriam educar crianças analfabetas em creches ou instituições afins.

Enfim, no decorrer de minha aula ridícula escrevi este post, pra evitar o tédio e fazer o tempo passar mais rápido.

Regards.

2 comentários:

  1. eh...a higuinoransia mata!

    ahuauhuhuahua

    ResponderExcluir
  2. Uma única aula é capaz de fazer isso com vc???
    Rs...imagine se passasse o dia com os donos da ignorância academicista travestida de educação brasileira...
    Ela

    ResponderExcluir