19 de abril de 2009

Como se fala besteira no Brasil ¬¬

Bem, como eu gosto de falar mal dos outros, lá vai mais um post só pra isso, né.

Já que essa semana eu li a MAIOR besteira dos últimos tempos, e lá vai, com fonte e tudo:

"Ah, o motivo do post. Sabia que tinha esquecido alguma coisa. A abertura do seriado é a música The Big Bang Theory, da banda canadense de rock alternativo Barenaked Ladies, e é um pesadelo para criacionistas em geral, e obviamente um deleite para qualquer um que goste de ciência."

Texto ridículo extraído do blog de um babaca de nome Carlos Cardoso, o endereço, pra quem goste de sofrer:

http://www.carloscardoso.com/2008/05/17/big-bang-theory-verso-completa-da-trilha-sonora/


Agora passemos aos fatos:

Nada mais óbvio nisso tudo que o cidadão, escritor deste 'texto', é um grande babaca e que, como se nota, sabe nada sobre o que ele chama de 'ciência'.

É até difícil determinar por onde começar a refutar tão estúpidos dizeres, mas vamos pelo princípio mais básico: O que é um criacionista?

Eu, particularmente, sou monoteísta e criacionista, sou Cristão. Acredito que Deus tenha criado nosso universo, as leis que regem os eventos que observamos e também as condições que possibilitam nossa vida neste planeta relativamente pequeno localizado numa galáxia expiral comum, que foi chamada de Via Láctea devido à distribuição de poeira cósmica neste braço onde nos encontramos.

Isto posto, chamo de criacionista, ou seja, a mim mesmo, de alguém que acredita que tudo existe por obra de Deus, certo? Mas isso não tapa minha visão para as evidências que a criação deixou no universo, como, por exemplo, a radiação cósmica, que constante mente nos atinge e possibilita notarmos momentos primordiais da existência do universo, ou ainda os fósseis de seres que habitaram este planeta há bilhões de anos, muito antes de nós, que nos consideramos tão importantes, conseguirmos existir.

Ora, gostaria de entender que motivos levam alguém a julgar que uma música e seu conteúdo podem, desta forma, representar um pesadelo para um criacionista como eu, que venho há algum tempo me interessando por cosmologia e astrofísica, no sentido de entender quais sejam os meios que o criador usou para formar tudo que conhecemos, o universo visível.

Hoje, a Física tem buscado entender os momentos iniciais do universo, que provavelmente se desenrolaram há cerca de 13,7 Bilhões de anos. Avancamos muito no século passado e no decorrer deste século XXI em entender como se deram estes eventos todos, principalmente com os importantes passos que temos dado na busca de uma grande Teoria Unificada, que procura juntar as bases lancadas por Albert Einstein para a Teoria da Relatividade Geral e por Mark Plank para a Mecânica Quântica, integrando o princípio da incerteza, sempre refutado por Einstein e a famosa equação E = mc² (energia é igual ao produto da massa pelo quadrado da velocidade da luz no vácuo).

Antes que me perca no tema, voltemos ao foco inicial, falar mal desse post ridículo desse tal de Carlos Cardoso.

Aproveitando o gancho deixado por Einstein, outrora citado para falar da Teoria Unificada, ressalto agora que o famoso físico Alemão, exilado nos EUA e convidado a presidir o Estado Israelense, é citado na letra da música em questão.

Sejamos razoáveis: Einstem sempre foi Criacionista, monoteista. Ao lançar as bases da Teoria da Relatividade extrita e geral, ele sempre buscava trazer à luz a verdade de que o universo como conhecemos só é possível por intermédio da intervenção de um Criador, de tal sorte que é ele o autor da célebre frase "Deus não joga dados".

E posso citar ainda outras pessoas 'que gostam de ciências', como o nosso desvalorado autor as chama, para mostrar que, na verdade, tais pessoas gostam de ciência e, 'apesar disso', são criacionistas, como eu.

Vou falar de um só, não obstante os inúmeros exemplos que poderiam aflorar neste tópico. Seu nome é Isaac Newton, um grande Físico e matemático que 'fundou' a gravidade, ao analizar seus efeitos e medir os resultados das interações entre corpos com massa, tendo descrito a constante gravitacional de Newton e postulado que a atração gravitacional é sempre positiva, proporcional à massa dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa. Por muito tempo, Newton foi perseguido pela Igreja (considerada por mim a responsável por hoje eu ouvir tanta besteira por ai). Contudo, Newton nunca foi ateu, ao contrário, ele mesmo dizia que Deus pode se expressar de várias maneiras (consoante ao que diz a Bíblia, que Deus tem uma sabedoria multiforme - Efésios 3:10), e que, para expressar o universo e a vida, ele escolheu falar em uma língua muito especial, e que é universal: A Matemática.

Dado a minha indignação, vou citar mais um Físico renomado, que também tem buscado entender a estrutura e as leis que regem os eventos no universo visível, e que, por sinal, ainda está 'vivo': Stephen Hawking. Tenho lido suas obras (coisa que o referido idiota provavelmente não tem feito, se é que o mesmo tem acesso a leitura) e notado que o mesmo tem buscado, por meio de suas pesquisas, observações e experimentos, trazer à luz os eventos de nosso universo primordial, de forma a não refutar as passagens Bíblicas sobre os fatos, de sorte que ele mesmo cita em várias oportunidades nos seus livros trechos Bíblicos, o próprio Deus e a verdade da criação.

Bem, isso tudo exposto, vou citar ainda alguns trechos da Bíblia, para mostrar que mesmo tendo sido escrita há milhares de anos, há nela vestígios, por exemplo, da teoria do Big Bang, ou da grande explosão, que, como citei, ocorreu há cerca de 13,7 bilhões de anos, a partir de um estado extremamente quente e denso, onde toda a matéria se condensava em um ponto de densidade e temperaturas infinitas, uma singularidade, até que, por obra do que chamam desconhecido, mas que eu e outros físicos chamamos de Criador, a expansão começou (consoante inclusive com o citado na letra da música referida). Mas o que isso tudo tem a ver com a Bíblia? Simples, no livro de Gênesis (origens), no capítulo primeiro, versículos quatorze e quinze, conforme pode-se ver na transcrição que segue, o autor relata que Deus fez as estrelas e os astros e os colocou no que ele chama de 'expansão dos céus', conforme podemos ver no texto a seguir:

"14 -E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15 - E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi."


À luz de tudo exposto por mim, pretendo encaminhar esta pequena exposição para um fato interessante, que já foi abordado em outro momento, mas sem a devida dimensão.

Atualmente muitas pessoas tem a predisposição de considerar que um Cristão ou Criacionista está defasado no quesito razoabilidade e coerência, pelo fato de que, num passado pouco distante, a Igreja Católica, que usurpou de todo o conhecimento humano e o usou por séculos a fio tendo por escopo a manutenção de sua hegemonia política e financeira, em detrimento do avanço científico que era iminente.

Esta visão deturpada, fruto de uma mente fechada e da história de que a Igreja Católica sempre foi atrasada (e é de fato, até os tempos atuais), e que, por conseguinte, todo Cristão também o é, causa conclusões tão medíocres e sem embasamento.


Infelizmente a Igreja Católica deixou suas raízes fortemente fixadas em nossa sociedade, causando tamanha confusão entre a ciência e religião, campos que, em minha modesta opinião, nunca deveriam ter separado.


Luto pra desfazer esta e outras confusões tão comuns, quero atingir resultados significantes, não só em minha geração, mas para um futuro mais racional e inteligente.





Falei pouco, considerando tudo que havia planejado.


E, como diz o slogan:

'BraZil, um país de tolos'

3 comentários:

  1. olha cajadada...

    em grande estilo..

    ahuauhuah

    abras

    ResponderExcluir
  2. a propósito...esse seriado eh muuuuuito locooo
    xD~~

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do seu blog e gostaria de saber se vc faria trica de links com o meu blog que é sobre regravações de músicas. No caso eu colocaria seu link no meu blog e vice-versa! O que acha? Dê uma olhada e me responda: http://battleofsongs.blogspot.com/ Bjs

    ResponderExcluir