30 de janeiro de 2009


"E, deitado sobre a relva, chorou"


Sempre apreciei a literatura de Exupéry, não só em 'O Pequeno Príncipe', mas também em 'Terra dos Homens'.


Eis outro autor com o qual me identifico. Por vezes mostro meus desenhos, que não são chapéus, nem jibóias... Mas as pessoas não entendem. Paciência, nem todos tem a simplicidade no olhar, a objetividade de uma criança.

Mas não julgo, só cresci de um modo diferente, considero uma pena ter conhecido o Pequeno Príncipe já adulto, sei que suas instruções seriam valiosas na consolidação de meu caráter, mas ainda assim me considero sortudo por terem me apresentado tão interessante criação.

Eu sei que também complico demais as coisas, que tenho uma forma incomum de raciocinar e de ver as coisas, mas não posso abrir mão disso pelo que o senso comum julga adequado.

Eu aprecio as miúdezas, aprecio os detalhes, as entrelinhas, o que não interessa a ninguém.

É como eu ouvi em certa ocasião, isso aliás marcou definitivamente minha vida, ouvi este dito enquanto vivi em Uberlândia, de lá carrego marcas que irão me acompanhar por toda a vida.
Pois bem, um sujeito, certa feita, ao ver algumas de minhas leituras, me disse:
"Eubinho, você se interessa por tudo que é inútil e desinteressante"

Sim, tenho apelido no diminutivo por ser Junior, não tenho problemas com isso, adoro o meu nome.

Mas o fato é que isso martelou minha cabeça por anos e anos, só Exupéry conseguiu elucidar o mistério que havia nesta frase tão singela, pelo que não culpo mais quem a formulou por te-la dito, afinal foi dita por um homem grande, era eu criança à época, apesar de quem tem a idade que tinha não gostar deste título.

Mas o que aprendi foi que os 'homens grandes' só se ocupam com 'coisas sérias'. Entendi que ele, no momento, só pensava em lucros. Acabou falindo a empresa que possuia.

Deixemos as considerações econômicas para um outro tempo, não quero me prender a elas.




Hoje, só queria poder externar minha tristeza com as coisas que me acontecem, não peço muito da vida, mas infelizmente às vezes recebo menos do que peço, recebo nada.

Será que tenho dado à vida o suficiente para que receba a retribuição justa?


Se alguém acompanhar este blog vai ver que tenho considerações interessantes sobre muita coisa. Espero colocar algumas delas aqui.

2 comentários:

  1. queria poder me expressar como vc.. mas não o conseguindo fico feliz em ver q vc já o fez por mim!!

    ResponderExcluir
  2. a maioria de nós só conheceu o Pequeno Principe depois de adultos, até mesmo o autor :-)
    Mas mesmo adultos, lemos e adoramos, o que sinaliza que ainda não perdemos a capacidade de entender o que é invisivel aos olhos .

    ResponderExcluir