12 de novembro de 2009

Pra não dizer que não falei das flores

Qualquer pessoa que tenha lido este blog sabe, eu adoro reclamar, reclamo mesmo, do que acho injusto, do que sei que é errado, de gente ignorante, reclamo de alguns professores, reclamo do trabalho, da faculdade, de posições estúpidas que vejo muita gente tomar por conta de não ter curiosidade, etc... É praticamente só reclamação por aqui.

Mas hoje resolvi que não vou reclamar, afinal, quando alguma coisa boa acontece, é justo dizer que foi bom e que o resultado foi agradável. Pois bem, qualquer pessoa que me conheça sabe também que, além de reclamar bastante, eu sou muito chato, pego no pé de todo mundo pois considero que gentileza não faz mal a ninguém, muito pelo contrário. Eu sou muito educado, modéstia à parte, conheço bem as mais variadas formas de gentileza e sei bem como tratar a qualquer pessoa, independente de quem seja, com a maior distinção e hospitalidade, pelo que exijo ser tratado da mesma forma e, sempre que possível, tento ensinar pessoas a terem boas maneiras e tratarem com fineza o próximo.

É engraçado isso, pois esta é uma característica muito minha, eu cobro das pessoas que me digam bom dia, por favor, com licença e essas coisas que brasileiro parece desconhecer... Algumas pessoas inclusive me advertem sobre isso, dizendo que não é educado ensinar boas maneiras às pessoas, que ninguém nunca vai aprender, que não existem mais cavalheiros e essas coisas todas que eu não acredito nunca. Afinal, como se muda o mundo? Eu não posso obrigar todo mundo a ser educado, mas posso constranger as pessoas a serem, agir de modo a deixá-las desconfortáveis pela falta de gentileza, ou ainda, se tiver mais liberdade, posso até dizer ‘você não disse bom dia!’ ou algo que o valha.

Este caráter pedagógico de minha fala, pra muita gente, parece perda de tempo ‘ninguém nunca vai aprender assim, as pessoas não vão mudar’ me dizem, mas eu penso o contrário, eu semeio gentileza, procuro sempre incomodar o menos possível as pessoas e ainda mostrar pra elas que um sorriso no rosto torna o dia mais belo e que um bom dia pode abrir várias portas. Não posso me dar ao luxo de desistir desta semeadura, pois considero que tornar alguém gentil é como plantar um campo, é preciso paciência e persistência, é preciso acreditar na semente e acreditar que ela vai brotar, mesmo que o terreno seja espinhoso, pedregoso, seco ou o que seja. Nem todas as sementes caem em boa terra, algumas nascem mas logo morrem, não foram regadas, estavam em terreno ruim. Mas eu aprendi uma coisa muito interessante sobre semeadura, que serve pra minha vida toda, que serve, considero eu, pra vida de todo mundo. Eu aprendi que semear é um ato necessário, que todo o tempo estamos plantando coisas, e os frutos que vamos colher dependem exclusivamente da nossa semente e ainda da persistência que temos em semear, não adianta ter uma ótima semente guardada, e muito menos semear péssimas sementes. Aprendi, ainda, que, como dito, nem todas as sementes vão germinar. E isso devo ao maior semeador que existe, Ele me mostrou como é dura a semeadura, como é difícil encontrar terra boa, onde não hajam espinhos que sufoquem a semente, onde não hajam corvos que roubem a semente, onde não hajam pedras. Este semeador é Deus, que, na bíblia, através da palavra de Cristo, na parábola do semeador, vai sempre semeando, semeia à beira do caminho, lança sementes que caem na maior diversidade de terrenos, até que uma, dentre muitas, encontra solo fértil onde produz frutos que podem produzir a 100 por 1.

Essa sementinha, seja de gentileza, seja uma sementinha de ortografia num vocabulário pobre, seja qual for, merece ser semeada. Pergunte-se se você tem feito a sua parte ou se apenas aguarda que aconteça alguma coisa pra mudar o que existe, se está na inércia ou se age. Meu maior orgulho é ver as sementes brotando. Uma vez alguém me disse “me lembrei de você hoje, fui pedir uma informação e disse ‘bom dia’ como você havia me dito ontem”. Fiquei muito orgulhoso mesmo, sempre fico, e, pra minha alegria, esse é apenas um de muitos exemplos que tenho.

Enfim, pra quem está acostumado a me ver só reclamando, hoje estou reconfortado, apesar de saber que isso é só a ponta do iceberg e que muito precisa ser feito pra eu ver alguma mudança significativa, mas agora tenho os indícios de que é possível, eu ouso acreditar que é possível mudar o mundo, e é isso que eu quero e vou fazer. E quem quiser mudar alguma coisa também, faça como eu faço, contribua positivamente, plante gentileza, plante amizade, honestidade e companheirismo. Não deixe ninguém te julgar sem te conhecer, te rotular sempre vai ser mais fácil do que tentar te conhecer, mas o que vale é conhecer.

Vou ousar dizer que isso não é nem fácil nem simples, pelo contrário. Mas ‘o caminho que escolhi é o estreito, até parece duro e espinhoso, mas é reto e perfeito’ e ‘ninguém me encontrará entre os fracos’.

Hoje, pra concluir, se eu puder deixar uma mensagem positiva neste blog, depois de tanta reclamação (e não pensem que acabaram, só dei uma pausa), a mensagem é essa: Semeie a gentileza: os frutos serão, sem dúvida, muito agradáveis pra você e pra todo mundo que vive com você.

[melodrama mode off]

2 comentários:

  1. Nada me torna mais feliz do que ver positivísmo por aqui.
    Isso sim é uma semente lançada em boa terra.
    Porque apesar de no mundo, vermos e vivermos tantas aflições, nós temos bom ânimo pelo exemplo de quem venceu o mundo.

    "Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas" Eclesiastes 11:6

    ResponderExcluir
  2. Meninos, positivamente esta mensagem abalou, traz conforto, traz sabedoria, calma e amor nas palavras, faz a gente refletir com desejo de pegar o regador e sair semeando, não desalenta e nos torna mais humildes...
    O Grande Semeador sempre se mostrou sábio em suas palavras, e acho que, desta vez, ele busco alguém bem peculiar para fazê-la novamente...
    Adoreiiii...

    ResponderExcluir